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Venda de produtos de limpeza: destaque durante a pandemia

Veja como a comercialização e produção de produtos destinados ao saneamento atuou durante a pandemia.

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A venda de produtos de limpeza se destacou no cenário da atual pandemia.

Sob o mesmo ponto de vista, no início da quarentena, uma das principais preocupações foi com a limpeza de ambientes com grande circulação, por exemplo, escolas, hospitais, entre outros.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), durante o primeiro semestre de pandemia houve crescimento na procura por produtos de higiene.

E apresentou volatilidade durante o segundo semestre, conforme dito por Paulo Engler, diretor executivo da ABIPLA, em entrevista para a revista Food Service News.

Dessa forma, hoje vamos falar sobre o crescimento do mercado de produtos de limpeza durante a pandemia.

E discutir sobre o seu desenvolvimento, tanto em produção quanto sua venda.

Se você se interessou pelo tema, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Índice

  • Mas, afinal o que é a ABIPLA?
  • Mercado de produtos de limpeza
  • Varejo e a venda de produtos de limpeza
  • Aumento na produção
  • Mudança de hábito
  • Sustentabilidade
  • O Futuro do setor de venda de produtos de limpeza
  • A Riccel

Mas, afinal o que é a ABIPLA?

A ABIPLA foi fundada com o objetivo de representar o setor de produtos de limpeza na presença de agentes públicos.

Dessa forma, tornando-se referência em assuntos como a adequação às regulamentações tributárias, normas de proteção ao meio ambiente e no combate à clandestinidade.

Hoje, a associação é responsável pelo anuário ABIPLA, que está em sua 16ª edição.

Nele, é possível encontrar diversas informações sobre o mercado de produtos de limpeza e seu desempenho em comparação com anos anteriores.

Além disso, é possível encontrar opinião e reflexões de pessoas influentes no setor, que fornecem um panorama sobre o tema.

Mercado de produtos de limpeza

De acordo com o anuário, cerca de 2600 empresas atuam na fabricação de produtos destinados ao saneamento, atualmente.

Essas empresas estão enquadradas nas seguintes classificações:

  • CNAE 2061: engloba as empresas que atuam na produção de sabões e detergentes, totalizando 733 negócios;
  • CNAE 2062: a classificação com maior número de empresas participantes, 1641 negócios que trabalham com a fabricação de produtos de limpeza e polimento;
  • CNAE 2052: totalizando 215 empresas classificadas, atuantes na produção de desinfetantes.

A CNAE, ou Classificação Nacional de Atividade Econômica, determina as atividades realizadas por determinada empresa.

Como resultado, essas empresas contribuíram com o aumento de 3% no desempenho do setor de fabricação de produtos destinados ao saneamento.

Sob o mesmo ponto de vista o diretor executivo da ABIPLA, salienta o crescimento que ainda pode ocorrer com a volta de estabelecimentos como bares e restaurantes, entre outros. Também, com a volta às aulas.

Varejo e a venda de produtos de limpeza

A quarentena e o distanciamento social mudaram radicalmente a vida dos consumidores.

Pois, estando a maior parte do tempo em casa, isso gerou a necessidade de mais limpeza durante o dia.

Além disso, a dispensa de serviços de limpeza, principalmente nas classes média e alta, originou a necessidade de maior conhecimento sobre técnicas e produtos de higiene.

Portanto, houve uma aproximação desses clientes com informações mais detalhadas dos produtos e um consumo maior, devido à necessidade de limpeza constante. Além da urgência em desinfetar os ambientes para conter o avanço do vírus.

Dessa forma, houve arrecadamento de 5,5 bilhões de dólares, no Brasil, pelo setor.

Assim, foi possível constatar desempenho de 3,9% do comércio varejista no setor, superior ao do ano de 2020 que chegou a 1,2%.

Aumento na produção

O aumento da produção no setor de limpeza trouxe, como já esperado, o crescimento na arrecadação.

Em 2020, por exemplo, apenas alguns produtos diminuíram sua fabricação, como é o caso de alguns tipos de inseticidas.

Em contrapartida, itens como amaciantes, detergentes, desinfetantes, sabão em barra, entre outros, aumentaram consideravelmente sua produção no mesmo ano.

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Mudança de hábito

As mudanças na forma de se consumir durante a pandemia ficaram evidentes, ou seja, foi reinventada a maneira como o cliente se relaciona com a empresa.

Desse modo, foi necessária uma adaptação rápida para atender as novas demandas.

Além disso, tornou-se evidente o aumento de serviços online, seja ele suporte ou venda.

Portanto, a aproximação do cliente com a empresa tornou-se algo essencial; isso, em meio a uma nova forma de fazer negócio, através dos serviços online.

O aumento da venda de produtos de limpeza pela internet foi um ponto forte para definir o futuro do mercado durante a pandemia.

Isso, porque o crescimento constatado foi surpreendente comparado ao ano anterior à pandemia.

Apresentando crescimento exponencial nos pedidos online, o que caracterizou e determinou o comportamento do cliente durante a quarentena.

Sustentabilidade

Algo que vem sendo observado pelos clientes de setores diversos, é a adequação às normas ambientais, ou seja, desenvolvimento de processos sustentáveis.

Além disso, a pesquisa por produtos que atendam essa necessidade aproximou o consumidor do produto, sendo mais fácil instruir formas de uso e descarte.

Sendo assim, a oferta de produtos que causem impacto mínimo ao meio ambiente quando descartados, é um forte diferencial.

Dessa forma, o setor de limpeza busca colocar em seus catálogos, produtos que atendam essa parcela crescente, com o desenvolvimento de novas tecnologias e regras mais rigorosas aos fornecedores.

Para Engle, o setor aposta mais no desenvolvimento de embalagens reutilizáveis e produtos biodegradáveis, pois esse fator, não só se tornou essencial, como pode apontar mudanças mercadológicas futuramente.

Fator que pode definir as vendas de uma empresa, considerando o fato de que o consumidor vem se preocupando cada vez mais com o meio ambiente.

Afinal, a presença de boicotes em protestos contra empresas que não atendam essas demandas se tornou muito comum ultimamente.

O Futuro do setor de venda de produtos de limpeza

Paulo Engler, prevê o crescimento contínuo do setor, de acordo com os dados obtidos no último anuário.

Afinal, o aumento de vendas online de produtos de limpeza indica uma maior adequação do público com novas formas de compra.

Comparado a 2019, por exemplo, como já dito, no último ano foi constatado um aumento significante na procura por produtos do setor, em aplicativos e sites de delivery.

Da mesma forma, é esperado uma melhoria contínua nos números obtidos, já que, a fabricação de produtos destinados ao saneamento tem registrado números superiores ao PIB nacional.

A Riccel

A Riccel atua desde 1998 no desenvolvimento de produtos Ecoeficientes, garantindo qualidade e responsabilidade social e ambiental com matérias-primas retiradas de fontes renováveis e frequência de auditoria dos fornecedores.

Gostou da matéria e quer saber mais sobre o mercado de produtos de limpeza? Acompanhe o nosso blog.

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