riccel-fb riccel-in riccel-yt instagram right-arrow Made with love by Platz"

Novos hábitos, somados à pouca preocupação ambiental motivaram o surgimento do selo eureciclo. Sem dúvida alguma, a pandemia causou mudanças consideráveis na sociedade.

As tarefas de limpeza ganharam ainda mais importância e alguns serviços passaram a ter grande valorização. As entregas por aplicativos e as compras online também apresentaram crescimento considerável.

Mas, isso aumentou as quantidades de embalagens no mundo todo e a preocupação com a reciclagem foi intensificada. Para falar um pouco mais sobre o assunto, vamos revelar o que as pesquisas mostram e destacar a importância de contar com o selo eureciclo na sua empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira as informações que separamos para você!

Reciclagem: o que dizem os dados que incentivaram a criação do selo eureciclo?

De fato, como já citamos no início do texto, o coronavírus e o isolamento social causado pela doença, aumentou a produção de embalagens e materiais recicláveis.

Aliás, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública de Resíduos Especiais (Abrelpe), a coleta seletiva aumentou 30% no Brasil por conta da crise do Covid-19.

Além das embalagens, a pandemia causou o aumento do uso de itens descartáveis como, por exemplo, luvas e máscaras hospitalares.

De acordo com o Atlas do Plástico, o Brasil ocupa o posto de quarto maior produtor de lixo plástico do mundo. Do mesmo modo, dados do Sindicado Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), em nosso país são produzidos mais de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano e, desta quantidade, 13,5% são de plástico.

O selo eureciclo

Você já ouviu falar sobre o selo eureciclo? Ele é responsável por conectar marcas de bens de consumo com recicladores. Assim, através da compensação ambiental, é possível promover a reciclagem com responsabilidade social.

Dessa forma, o processo comprova a logística reversa das embalagens e deixa as empresas parceiras adequadas à legislação ambiental vigente.

Aliás, é importante destacar que o método da logística reversa é extremamente significativo para negócios que demonstram preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Pois, são ações que visam recolher e reutilizar os resíduos usados nos processos produtivos.

No entanto, quando é impossível reaproveitar algum material, ele é descartado com o menor impacto ambiental possível.

reciclagem de plástico

Como funciona o selo eureciclo?

Meta dessa certificação

A taxa de reciclagem no Brasil ainda é muito baixa, estimada em aproximadamente, 3%. A ideia portanto, é criar uma cultura, para aumentar progressivamente esse número.

Para tanto, estima-se chegar em 34% em 2023, progredindo para 40% até 2027 e bater a marca dos 45% em 2031.

Uma certificação que atrai novos clientes

A pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria, realizada em janeiro de 2020, aponta que 1 a cada 3 brasileiros optam por produtos produzidos em processos ecologicamente responsáveis. Mesmo que torne o valor final mais alto.

Além disso, essa pesquisa diz que quanto maior o nível de instrução do indivíduo, mais disposição ele tem em pesquisar os recursos de produção dos itens que consome.

Aliás, essa preocupação se estende à outros âmbitos. Isso porque esse público também se importa com o cumprimento dos direitos trabalhistas, crimes ambientais, posicionamento político e discriminação de grupos. Como resultado dessa fiscalização, cerca de 62% dos consumidores já boicotaram marcas, por julgarem que não estavam cumprindo corretamente essas diretrizes.

No entanto, por tomar essas atitudes, bem como praticar a separação dos materiais recicláveis, eles exigem que as empresas estejam alinhadas à seus princípios e valores ambientais.

Então, isso significa que entender esse comportamento e tomar as medidas necessárias, para se tornar uma empresa ecologicamente responsável, indica que a empresa está um passo à frente no crescimento do mercado.

A Riccel e o selo eureciclo

Daniel Graciotti Pistori, químico responsável pela Riccel, deu uma entrevista à Revista Higiplus, falando sobre os impactos positivos de investir em alternativas de reciclagem, além do incentivo ao mercado das cooperativas de reciclagem, a fim de aumentar efetivamente a coleta e destinação, de maneira adequada. Acesse a matéria na íntegra.

Nós contamos com este selo, que reafirma o nosso grande compromisso com a reciclagem e garante que destinamos de forma correta os resíduos da produção dos nossos produtos para limpeza profissional. 

Somos uma empresa que investe em boas práticas ambientais constantemente. Acesse nosso site e conheça mais o nosso trabalho.

Compartilhe: