Com o surgimento da pandemia de Covid-19, as regulamentações de higienização de comércios tornaram-se cada vez mais rigorosas, como é o caso da limpeza de supermercados.
Esse fato, prevê uma mudança de comportamento, para consumidores e fornecedores.
Já que, essas exigências de sanitização do ambiente e exposição de produtos, continuarão após a pandemia.
Isso, estabelece um cenário, em que a adequação de comércios varejistas e atacadistas se faz necessária.
Pensando nisso, preparamos um texto que ajudará você a implementar as melhores práticas de limpeza para o seu estabelecimento, com base no conhecimento das principais exigências dos órgãos competentes.
Amenizando os riscos de contaminação, que podem existir no ambiente e, assim, garantir a segurança do seus clientes e da sua equipe.
Gostou do tema e quer saber tudo sobre as normas para a realização da limpeza do seu estabelecimento?
Então, continue a leitura e confira!
Índice
Comercialização de alimentos
Quando falamos da comercialização de alimentos, a atenção deve ser redobrada.
Além de ser necessário oferecer produtos de qualidade e experiência agradável ao processo de compra, é preciso se atentar às normas da vigilância sanitária da sua região.
A regulamentação quanto a organização e limpeza do ambiente comercial, estoques e recepção são determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
As diretrizes para a venda desse tipo de mercadoria, em geral, são mais rigorosas.
Além disso, ofertar produtos com garantia de qualidade e em um ambiente agradável, é a melhor forma de se destacar e garantir efeitos econômicos positivos.
Identificando o problema
A limpeza de supermercados, deve ser realizada com cautela. Isso porque, estamos falando do manuseio do alimento que chegará ao seu cliente.
Por isso, determinar um protocolo de limpeza, pode facilitar muito o processo.
É necessário, dividir o estabelecimento por setores e determinar a periodicidade com que a limpeza será realizada.
Dessa forma, além de garantir a eficiência do procedimento, isso otimiza o processo e poupa tempo da sua equipe.
Mas, primeiramente, é necessário identificar os déficits na realização da limpeza do seu comércio.
Constatar esse tipo de problema é a melhor forma de garantir a limpeza adequada do estabelecimento.
Primeiramente, avaliar o estado de saúde da equipe é essencial, evitando assim, a possível contaminação de produtos e ambientes internos.
Manter uma postura preventiva é uma das melhores maneiras de garantir a qualidade do processo de limpeza.
Outra forma de assegurar a otimização desse processos, é pela criação de checklists.
Desse modo, é possível estabelecer metas e objetivos a serem traçados, facilitando a visualização das conquistas.
Além disso, é preciso estabelecer prioridades para, assim, determinando as atividades essenciais, garantir a eficiência de todo procedimento.
A higienização de superfícies que recebem contato constante de clientes e funcionários, é essencial para garantir a limpeza do estabelecimento e a segurança de quem frequenta o local.
Além disso, a disponibilização de formas de higienização das mãos durante o processo de compra, seja por álcool gel ou água e sabão, é um dos melhores meios de prevenção.
Atenção ao estoque
Uma das partes mais importantes do trabalho das empresas que lidam com alimentos é a conservação dos seus produtos nos depósitos.
Por isso, atenção à limpeza e organização da área de armazenamento da mercadoria é vital.
Assim, além de se atentar às datas de validade, que também podem ser realizadas através de planilhas, a limpeza do ambiente é essencial.
Para, então, garantir que todos os produtos mantenham o seu melhor estado de conservação até o momento em que seu cliente irá consumi-lo.
Lembrando que, a organização e limpeza são importantes. Pois, as vistorias feitas pela vigilância sanitária sempre levam em consideração esses aspectos.
Por isso, a higienização desse ambiente, por mais que não seja direcionada à circulação de clientes, deve receber os mesmos cuidados que as demais áreas.
Algumas ações a serem tomadas pelos os estabelecimentos que buscam a melhor forma de armazenamento, garantindo qualidade e segurança aos seus clientes, são:
- Se atentar à climatização adequada para os produtos armazenados;
- Realizar a desinfecção de pisos e prateleiras, para evitar proliferação de fungos, por exemplo;
- Realizar, periodicamente, a dedetização das dependências do estabelecimento.
Além disso, recomenda-se pesquisar sobre as diretrizes especificas para cada localização.
Por mais que existam boas praticas a serem seguidas, é preciso se atentar às regras que sejam direcionadas a uma região especifica.
Produtos de qualidade
Como já explicamos, a limpeza de supermercados é essencial para proporcionar uma experiência de compra satisfatória.
Mas, para isso, é necessário a aquisição de produtos de qualidade.
A limpeza do piso do estabelecimento, por exemplo, deve receber uma atenção especial.
Assim, a utilização de desinfetantes, que realizem a desinfecção e proporcione odor agradável, aumenta o nível de satisfação do seu cliente.
Além disso, para limpezas mais pesadas, comuns em ambientes de grande circulação, a utilização de limpadores concentrados facilitam a limpação e não exige esforços desnecessários da sua equipe.
Outra forma, preventiva, de garantir a limpeza do piso, é através dos produtos destinados ao tratamento.
Assim, é possível criar camadas que facilitam as próximas limpezas, garantem brilho extra e impermeabilizam, evitando manchas.
Para isso, deve-se investir em produtos com bom custo-benefício, priorizando itens concentrados.
Desse modo, garantindo maior rendimento e economia na hora da compra.

Economia
Como já citamos, o uso de produtos de qualidade, somados a técnicas especificas de limpeza, garantem maior economia no processo.
Com o uso de produtos concentrados para a limpeza do piso, além de conseguir remover com maior facilidade as sujidades, você consegue um rendimento maior.
Além disso, por meio dos produtos certos, é possível economizar a água utilizada no processo de limpeza de supermercados ou estabelecimentos do tipo.
Regulamentações
Para a aquisição de produtos de limpeza, além dos pontos já citados, é necessário a confirmação da sua regulamentação junto a ANVISA.
A agência reguladora notifica e registra produtos do setor, antes de sua comercialização.
Dessa forma, garante qualidade e segurança aos consumidores. Por isso, o produto, também, adquire maior credibilidade.
A Riccel
Fundada em 1998, a Riccel é especialista na oferta de soluções para diferentes etapas da limpeza profissional.
Desenvolvemos produtos concentrados que oferecem maior rendimento, proporcionando economia para a sua empresa.
Assim como, produtos Ecoeficientes, produzidos com matérias-primas de fontes renováveis e de fornecedores frequentemente analisados e auditados.
Por isso, hoje somos referência no desenvolvimento de tecnologia, qualidade e responsabilidade ambiental.
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