Já falei em outros artigos do blog, sobre o sucesso das práticas ESG para a organização e resultados da sua empresa. Agora, vou mostrar o quão importante é ser uma empresa comprometida com o meio ambiente.
Quando pensamos no desenvolvimento de práticas ecológicas para a sua empresa, muitas vezes não consideramos os resultados. Mas, saiba que os dois conceitos podem e devem andar juntos.
Já exploramos algumas vantagens desse tipo de solução, que você pode se aprofundar em nosso texto sobre sustentabilidade industrial.
Hoje, eu vou te mostrar alguns detalhes do mercado que podem te ajudar a entender o motivo pelo qual as empresas estão cada vez mais sustentáveis.
Confira a seguir todos os detalhes que eu reservei para você!
Índice
O que é uma empresa comprometida com o meio ambiente?
De fato, as empresas estão buscando mais por opções sustentáveis tanto em processos quanto em matéria-prima. Mas, uma empresa comprometida com o meio ambiente pode ir um pouco além de fatores como esses.
Em primeiro lugar, preciso deixar claro que o comprometimento ambiental é um conjunto de processos. Obviamente, formado por etapas que muitas vezes já implementamos em nosso dia a dia.
Porém, é preciso ter em mente que pode demandar um pouco mais de esforço da sua empresa.
Isso porque, é preciso se atentar aos fornecedores, procedimentos, produtos utilizados. Bem como, determinar ações de apoio ecológico que sejam exteriores aos processos da empresa.
Desse modo, mostrando por meio do posicionamento da sua empresa, que ela é comprometida com aspectos sociais e ambientais.
O que muitos esquecem, é que o desenvolvimento ecológico da sua empresa, também, prevê o crescimento econômico. Por ser uma ideia, muitas vezes, não considerada, diversas empresas desistem do investimento em práticas sustentáveis.
Mas, hoje eu vou mostrar como os dois podem andar juntos. Acompanhe!
Comprometimento com o meio ambiente e economia
“Sustentabilidade econômica é um conjunto de práticas econômicas, financeiras e administrativas que visam o desenvolvimento econômico de um país ou empresa, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações”
SEBRAE
De acordo com o SEBRAE, a sustentabilidade econômica é o conjunto de práticas que visa o crescimento econômico, sem se esquecer dos impactos ambientais causados pelas ações do seu negócio.
Desse modo, ser uma empresa comprometida com o ambiente, não só pode, como trará bons resultados econômicos. Pois, como vimos, essa é uma prática já presente no setor.
Isso porque, essa é uma ação que determinou novas formas de produzir. Assim, levando em consideração os reflexos que os processos realizados pela sua empresa têm na sociedade.
Mas, de modo algum, deixamos os rendimentos do seu negócio de lado. Afinal, uma empresa comprometida com o meio ambiente mantém o seu objetivo de crescimento, mas, pensando em como isso pode impactar o ambiente no qual está inserida.

Vantagens de uma empresa comprometida com o meio ambiente
A sustentabilidade econômica, ainda traz para a sua empresa, inúmeros benefícios. Acompanhe abaixo alguns deles!
Maior economia financeira a longo prazo
O que pode afastar muitas empresas dos processos sustentáveis é o prazo para retorno do investimento. Em um primeiro momento, a adaptação de processos pode ser custosa para a sua empresa.
Mas, precisamos ter em mente que esse é um investimento a longo prazo. Por isso, os resultados podem demorar para serem notados. Porém, não desista, pois, eles são muito significativos economicamente.
Para começar, busque por parcerias que tenham o mesmo objetivo que você. Estabelecer uma rede de fornecedores que tenham esse compromisso e ofereçam soluções ecológicas, pode ser fundamental para avançar o seu novo projeto.
Além disso, existem algumas mudanças estruturais, como a diversificação da matriz enérgica da sua empresa. Bem como, o investimento em fornecedores certificados.
Redução de riscos
Para reforçar que as adaptações do seu negócio aos processos sustentáveis possuem efeitos de lucratividade, a redução de riscos é um forte indicativo.
Isso porque, esse tipo de investimento pode ter seus resultados expressados em um aumento de produtividade. Causado, principalmente, pelo baixo risco de desastres ambientais. Bem como, o baixo risco de exposição aos processos.
Peguemos como exemplo a limpeza profissional. O uso de produtos de limpeza ecológicos, entrega mais segurança para a sua equipe, além de ampliar a economia e reduzir a nocividade do componente.
Além disso, o investimento em soluções e processos ecológicos, reforça o seu comprometimento com a legislação vigente. Desse modo, reduzindo chances de multas, entre outros encargos.
Da mesma forma que você, agora, vai procurar por fornecedores sustentáveis. A sua empresa também será procurada por ser comprometida com o meio ambiente.
Isso porque, como vimos anteriormente, esse é um fator em expansão no mercado. Por isso, é provável que os seus clientes tenham o mesmo pensamento que você.
Além disso, o apoio da comunidade atribui a sua empresa uma propaganda positiva. Dessa forma, aumentando o reconhecimento e reputação da sua marca.
Competitividade
Você só pode ter vantagem competitiva no seu segmento, se estiver disposto a adaptar o seu negócio de antemão. Com isso, se mantém sempre à frente dos concorrentes.
Além disso, a competitividade entre empresas se estende também para a fidelização de clientes. E ser reconhecida no mercado, como vimos acima, é um fator de extrema importância para isso.
De fato, a competitividade só é garantida se você tem uma junção de lucratividade, produtividade e boa reputação. Para se ter isso na sua empresa, é preciso que ela seja comprometida com o meio ambiente.
Como se tornar uma empresa comprometida com o meio ambiente?
Além dos pontos já citados no artigo, separei alguns passos que você pode começar a trilhar para estabelecer a sua empresa como sustentável. Mas, é sempre bom lembrar que as estratégias de sustentabilidade, devem ser em conjunto.
Esses tópicos são iniciais no processo de tornar a sua empresa comprometida com o meio ambiente. Veja a seguir!
- Invista em transparência: mostre aos seus clientes tudo que te faz ser sustentável;
- Aplique práticas de consumo consciente;
- Siga de forma rigorosa a legislação ambiental;
- Implemente processos de reciclagem e coleta seletiva;
- Escolha fornecedores sustentáveis;
- Estabeleça treinamentos periódicos sobre o assunto.
Com isso, o processo torna-se mais fácil e, assim, sua empresa fica mais próxima da sustentabilidade.
Gostou das dicas e quer ter acesso a mais artigos como esse? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as novidade!